No seu livro de 1963, Granville's New Key to Stock Market Profits, Joseph E. Granville (August 20, 1923) apresentou o indicador On Balance Volume (OBV) , sendo um dos primeiros indicadores baseados em Volume (quantidade de ações negociadas). A grande utilidade desse indicador é apontar divergências de alta e de baixa e sinalizar as movimentações dos compradores/vendedores nas acumulações.
Joe Granville ficou famoso pelas suas previsões acuradas durante a década de 70 e seu apogeu aconteceu no início da década de 80 (o seu boletim semanal chegou a conquistar mais de 20 mil assinantes pagos), sua influência era tão grande que após Granville mudar a recomendação de 100% Vendido para 100% Comprado em 21 de Abril de 1980, no dia seguinte houve uma corrida compradora que elevou o Dow Jones Industrial Average em mais de 4% .
Suas indicações não eram para dias ou semanas, mas para meses e até anos. A partir de 1982 Granville ficou muito pessimista com o mercado e recomendou por mais de um ano posições vendidas, lutando com a forte tendência de alta que fez o Dow Jones dobrar de valor ao longo do período.
Basicamente Joe Granville cometeu dois pecados capitais no mercado:
- Esqueceu de uma das máximas da análise Técnica " A tendência é sua amiga, nunca brigue com ela no médio prazo".
- Os indicadores servem para sinalizar possíveis reversões, mas o preço é Absoluto "Não basta formar, tem que confirmar".
Apesar disso, não podemos deixar de reconhecer as contribuições de Granville para Análise Técnica.
0 comentários:
Postar um comentário