domingo, 18 de dezembro de 2011

Operações Long & Short

O Long & Short é uma estratégia que visa aproveitar algum desajuste da diferença relativa (spread) entre dois ativos. Para isso, simultaneamente, duas operações são realizadas: uma de compra (Long) e outra de venda (Short). É comum utilizar papéis da mesma empresa (ON vs PN) ou do mesmo setor (bancos, elétrico, siderurgia, etc.).

Operacional
  • Normalmente trabalha-se com financeiro Zero, isto é, o valor financeiro da operação de compra é equivalente ao movimentado na operação vendida.
  • Para executar a venda é necessário alugar o papel e é importante verificar no Banco de Títulos da CBLC a disponibilidade do mesmo.
  • Vale lembrar que no aluguel das ações será exigido um depósito de margem de garantia.
  • A zeragem da estratégia ocorre com a compra da ponta vendida e a venda da ponta comprada.
Ferramentas de Medição
Quando trabalha-se com ativos intra-setoriais é importante que estes sejam altamente correlacionados. A ideia é que uma forte mudança nesse nível seja apenas momentâneas e em seguida o mercado normalizará.
Spread ou Ratio: Para calcular esse fator basta dividir o preço do ativo1 pelo preço do ativo2.
No gráfico acima temos o ratio entre ELET6/ ELET3 e verifica-se que em Setembro/11 o fator era 1,33 e em três meses subiu para 1,51. Isso significa que o spread entre os dois papéis aumentou, com a PN levando vantagem sobre a ON (o fibo traçado ajudou a projetar essa alta).

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More